Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aprender com Davi - Coragem


Coragem

Outra característica que se via em Davi, o jovem pastor de ovelhas era a coragem. "Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente..." (I Sm 16.18). Não se trata da falsa valentia, a que é sinônimo de covardia, mas da que é ser valente diante de um inimigo forte, de acreditar em si mesmo e que Deus está ao seu lado. 

Em Filipenses 4.13 lemos: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Isso é coragem, e essa característica marcou Davi diante da sociedade. A situação sendo boa para o lado dele, estava lá, firme. Sendo ruim, também estava lá, sem abalo. Se aparecia um leão, ele encarava e matava o leão, para não perder ovelha. Se aparecia um urso, ele encarava e matava o urso. Se era um gigante guerreiro, ele encarava e matava o gigante. Isso porque ele era forte? Pelo contrário, ele ainda era um adolescente franzino. O fato é que ele acreditava irrestritamente em Deus, que Deus estava com ele e que lutava com ele. Isso foi que disse a Golias: "eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos". 

Nosso problema é que  quando estamos diante de uma adversidade, queremos lutar em nosso nome mesmo, tentamos dar conta, mas logo morremos de medo, choramos como criança, fugimos. Parece que não temos fé alguma: esquecemos que Jesus está conosco sempre (Mt 28.20), que ninguém pode nos vencer (Rm 8.31) e nós mesmos declaramos nossa derrota. É momento de deixarmos de ser frouxos e assumir posição com Deus. Sermos cheios do Espírito Santo, termos a coragem apoiada nele e termos coragem para lutar. "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Salmo 37.5). Quando lutamos em nome dele, não estamos sozinhos.

Davi não teve vida fácil, acomodada. Ele enfrentava lutas boa parte do tempo, não porque era vacilante na fé, mas porque era guerreiro vencedor. Firma seus pés em Cristo. Tome posição de luta - você também é vencedor. Não porque seja capaz, mas porque Deus está contigo. Não busque a comodidade, o sossego ou a neutralidade. Assuma uma posição, busque a vitória. E vitória só se alcança lutando.

Semana que vem vamos aprender mais com Davi.

Pr. Márcio Lopes


2 comentários:

  1. Belo texto, a valentia é algo dado também pela fé, que o Senhor continue a lhe derramar bençãos para que possa continuar a levar palavras aos corações.
    Amém
    http://vidasimpactando.blogspot.com
    Cláudio MUniz

    ResponderExcluir
  2. Amém, irmão Cláudio. Persiata em ser corajoso; persiata em buscar de Deus coragem para lutar e vencer!

    ResponderExcluir