Genesis 17.1
Andar. Não é ficar parado, deitado ou assentado. É se mover, continuar, prosseguir, persistir. Quantas vezes a gente não quer parar? Seja por contrariedade, preguiça, má vontade, cansaço, tentação, pecado. Não basta apenas entrar na presença dele, é preciso permanecer, e andando. Andar é sinônimo aqui de VIVER. Não é certo apenas entrar, depois sair, e ter apenas história pra contar. Não há glória em contar como foi estar na presença de Deus. A glória é permanecer andando com ele! Andar com Ele e nunca mais olhar para trás – quem olha para trás renuncia toda bênção que Deus prometeu dar.
Isso requer esforço de nossa parte. Sou eu quem deve obedecer e decidir andar. É minha a iniciativa, não de Deus. Isso quer dizer que tenho que abrir mão, renunciar o que eu quero para então fazer o que ele quer. Na direção oposta ao mundo, deixar de pensar no que quero e me ocupar do que agrada a Ele.

Na minha presença. Andar com Deus, diante dele, não é difícil, do ponto de vista espiritual. Basta se entregar. Simples assim. É não se preocupar com o amanhã, viver pela fé, não estar ansioso, descansar nos braços dele... Mas do ponto de vista material é muito difícil e complicado, pois é preciso renunciar. Queremos a direção de nossa vida. Ir no shopping quando quiser, passear na praia quando der vontade, enfim, estar na NOSSA presença.
Isso mesmo. Andar na presença dele requer abrir mão de nós mesmos (Mt 16.24). Quer dizer viver conforme a vontade de Deus. Ou seja, nossa vontade precisa toma a forma (ser moldada) da vontade de Deus. Isso significa que não é porque eu quero ou não quero, estou “a fim” ou não estou. Significa que eu PRECISO agradá-lo. Devo querer ser o prazer de Deus, como Jesus o é (Mt 3.17 e 17.5). Quer dizer que tenho que viver em comunhão (ter a vida em comum) com Ele.
Tudo no mundo parece conspirar contra isso, tudo trabalha para que eu me desvie de qualquer propósito meu com Deus. Se um jovem solteiro crente diz que não quer ficar observando o corpo de uma mulher bonita para desejar, diante dele vai desfilar a mais linda miss universo. Parece que de outra forma isso jamais aconteceria. Isso se chama tentação – armadilha do diabo para cairmos e ficarmos prostrados. Mas "todas as coisas cooperam para o bem de quem ama a Deus" (Rm 8.28). Se este jovem permanece fiel, Deus o recompensará e o abençoará pela sua fidelidade.
O Salmo 24 revela quem vai chegar e permanecer na presença de Deus – o que é limpo de mãos e puro de coração. Para estar na presença dEle tem que fazer o que é bom. Não basta apenas deixarmos de fazer o errado, mas temos que fazer o que agrada a Deus. Temos que ser puros de coração, sem maquinar ou desejar o mal a outros, mas agir para que sejam abençoados. Andar na presença de deus requer atitude. Isto foi o que Abrão fez: obedeceu, creu, agiu. Como você está para Deus? Na presença ou fora dela? Mora com ele ou fora da casa dele?
Nos próximos tópicos a gente fala mais sobre andar na presença de Deus.
Pr. Márcio Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário