O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: "Ah, meu senhor! O que faremos? "
O profeta respondeu: "Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles".
E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.
2 Reis 6:15-17
1. Quem é servo?
Servo é aquele que se submete ou é submetido a alguém. Se reconhece inferior a alguém.
2. O que é servo?
Segundo os dicionários:
1. Ser criado de.
2. Ser útil ou prestável a.
3. Aviar, preparar, executar.
4. Fornecer.
5. Pôr na mesa (refeição ou tempero).
6. Ministrar (comida, bebida, etc.).
7. Cuidar de.
8. Empregar; usar.
9. Auxiliar; favorecer; ajudar.
3. O que faz um servo?
Às vezes temos noção errada das coisas. É comum (porém inaplicado por ser incorreto) o conceito do servo-senhor, aquele que dá ordens. É o tipo de servo que está sempre dando ordens a seu senhor: Senhor, faça isto, impeça aquilo, me prospera naquilo outro. Não há definição que apoie este conceito. O servo clama, mas não ordena; solicita, mas não exige; faz e não determina. “Servi ao Senhor com alegria; apresentai-vos diante dele com cânticos” (Salmos 100:2). Tiago orienta a respeito, quando escreve “Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo"” (Tiago 4:15). Jesus disse, em João 13.16: “Digo-lhes verdadeiramente que nenhum servo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.”
A mensagem de hoje é para alguém: o servo.
· “O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã”
O que serve é proativo, não fica dormindo até tarde. Tem muito o que fazer, por isso se levanta cedo. Se anima logo, não fica reclamando da vida, se lamentando pelo que não deu certo. É uma questão de ponto de vista. Você nunca está só. Jesus disse: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20).
·“E, quando saía”
Insisto aqui na proatividade do servo. Proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. Em momentos de crise é o que nos falta. Está difícil? Saia, faça algo. Não observe o mato crescer. Não se entregue, fuja da depressão.
· “Viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade.”
Fatos são inegáveis. Quando são negativos ou são o problema, tendemos ao desespero. O servo foi o primeiro a ver uma grande dificuldade. Por quê? Porque saiu cedo. Você, servo, chefe de família e mantenedor! Você será sempre o primeiro a avistar uma grande ameaça! Olhos abertos! Mas, qual será sua atitude diante das grandes ameaças?
· “Então ele exclamou: Ah, meu senhor! O que faremos?”
Veja: o servo temeu, não se desesperou e tentou fugir feito um animal encurralado, tipo “cada um pra si”. Qual seria sua atitude diante de uma ameaça considerada grande? Fugiria, enfrentaria ou clamaria? O servo de Eliseu deu o exemplo: clamou. “Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore” (Tiago 5.13). Isto revela conhecimento e dependência sob seu Senhor.
· “O profeta respondeu: Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.”
Como já disse, é uma questão de ponto de vista. O profeta, em sintonia com Deus, viu exatamente o mesmo que o servo: um exército inimigo contra eles. O servo é apenas um servo. Jesus disse, em João 15:15: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” Aquele que faz a vontade de Deus já não é mais servo apenas. É também amigo, como Abraão ficou conhecido. Porém, se você já recebeu Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, mais que apenas servo, mais que apenas amigo, você é filho! “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” João 1:12-12. Como servo, amigo e filho, Deus não o abandona, nem o desampara. Ele está contigo. Quando leio este texto, percebo claramente a figura do que serve apenas e a do filho, mas em nenhum momento a do ladrão.
· “E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.”
O filho tem intimidade com o pai. Não manda, não exige, não esperneia. Sabe sua posição. Por ser íntimo, sabe o que e como pedir ao pai. Nem o servo, nem o amigo têm a mesma prerrogativa. O pai revela ao filho sua vontade. Por isso o filho sabe que o pai não o deixará no sofrimento. O filho sabe que o pai cuidará dele. Na figura do filho, Eliseu viu o que Deus estava para fazer. O servo não, mas permaneceu acreditando. Por isso Eliseu pediu a Deus que o servo também contemplasse o que Deus estava fazendo.
Conclusão
Mais que servo, mais que amigo, você é filho. A circunstância difícil que você vê hoje é semelhante a esta do servo de Eliseu. O exército inimigo está posicionado contra você e não se engane, está mesmo pronto para exterminá-lo. Se Jesus está contigo, a realidade é maior do que a vista. Nem mesmo seu inimigo pode vê-la. Clame a Deus, não se desespere! Esteja pronto para lutar, porque a vitória é sua, “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4).
Elias viu o socorro de Deus pela fé. Pela fé viu e venceu. Pela fé viu além do que queria, viu o que Deus estava fazendo.
É comum nos iludirmos, contemplarmos uma situação e tentar enxergar através dela o que nós gostaríamos que acontecesse (conte seus exemplos, pregador!).
Nós pensamos de um jeito. Nós pedimos de um jeito. Mas o que Ele faz é infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
Oração
O servo viu o exército inimigo e clamou ao profeta. O profeta intercedeu pelo servo para que Deus abrisse seus olhos. Quero interceder por você esta noite e pedir para que Deus abra seus olhos: a sua fé.